
Saw (br: Jogos Mortais) é a primeira longa-metragem da série de horror/suspanse Saw, escrito por James Wan e Leigh Whannell e dirigido por James Wan.
Apesar do baixo orçamento o filme teve um enorme sucesso que rendeu várias sequências, Saw II, Saw III e Saw IV.

Enredo
A ideia principal desta série gira entorno de um assassino, Jigsaw, um doente terminal com tumor, que rapta pessoas e coloca-as em quebra-cabeças emocionais de onde a única hipótese que elas tem de escapar vivas é mantendo-se calmas e observando cada pormenor da situação, para dificultar um pouco mais a vida das suas vitimas, esse mesmo assassino bombardeia as suas vítimas com os seus problemas afectivos e emocionais e anuncia-lhes que sua morte esta próxima.
O objectivo deste psicopata é testá-las e ver se elas merecem a sua vida abusiva. As vítimas, quase sempre escolhidas por terem uma vida errada (mentindo, bebendo, consumindo drogas...), estão geralmente ligadas entre elas de alguma forma.

O espectador começa exactamente no mesmo sítio que os personagens e com mais ou menos a mesma informação: nenhuma. Vai-se acumulando a tensão, o sangue e o histerismo.
Saw contém uma vertente única de terror-psicológico que dá interesse ver e apreciar, especialmente da maneira como foi realizado.

O argumento apresenta-se bastante pensado, coeso e bem trabalhado com um desenrolar de acontecimentos a um ritmo que não consegue deixar ninguém indiferente.

Saw mostra-nos um jogo de sobrevivência, as diferentes formas e alternativas de encarar a vida, sem nunca deixar de pensar no valor que cada um lhe dá.

Eu gostei particularmente deste filme, não pelo facto de conter cenas horripilantes, mas porque este nos mostra até onde o ser humano é capaz de chegar para salvar a sua própria vida e ainda pelo facto que nos mostrar como as pessoas reagem quando estão perante situações extremas… ficando como que “bloqueadas”, não parando para pensar e agem por impulso.
Recursos Internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saw - Saw
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saw_(S%C3%A9rie) - Saw/ Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário