11/02/08

Braveheart






Braveheart (br: Coração valente – pt: O desafio do guerreiro), é um filme estadunidense de 1995, do género épico. Neste filme, Mel Gibson assume o duplo papel de actor e realizador.





Sinopse

O filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval. O realizador tenta conferir ao protagonista uma faceta mais romântica e idealista e menos sanguinária.

A acção situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.

Depois de, ainda criança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito de prima nocte), contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um meirinho inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.

Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta... "Liberdaaaaaaaaaaaaaaaaaade".



Prémios e nomeações

Óscar 1996 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme
Venceu na categoria de Melhor Cineasta - Mel Gibson
Venceu na categoria de Melhor Edição de Som (efeitos sonoros)
Venceu na categoria de Melhor Maquiagem
Venceu na categoria de Melhor Fotografia - John Toll
Nomeado nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Original.






Para finalizar, é um filme dramático, mas que ao mesmo tempo, nos traz algo de bom. Temos o sonho da liberdade e da justiça, sem falar no lado romântico, o amor por sua esposa que move a inicial revolta contra a tirania da Inglaterra.
É um filme que motiva em nós vários sentimentos: tristeza, revolta, sonhos, amor...enfim é óptimo... É um dos meus filmes preferidos.


Recursos Internet:

Sem comentários: